pt.news
161

A primeira falsa diaconisa ordenada de forma inválida no mundo

A primeira diaconisa inválida do mundo é Angelic Molen, de Harare. O Arcebispo Ortodoxo Serafim do Zimbabué, que pertence ao Patriarcado Ortodoxo de Alexandria, "ordenou-a" invalidamente a 2 de maio.

Serafim disse ao OrthodoxDeaconess.org: "Ela vai fazer o que o diácono faz na liturgia e em todos os sacramentos nos nossos serviços ortodoxos".

Já em 2016, o Patriarcado Ortodoxo de Alexandria e de toda a África decidiu "permitir" que as mulheres fossem "diáconas". Molen trabalha na paróquia de St Nektarios em Harare. Estuda geografia e "ciências do ambiente".

Segundo ela, "a terra é uma dádiva sagrada (sic) de Deus". Insiste que "devemos protegê-la dos danos e viver em harmonia com as plantas, os animais e todos os seres vivos".

Falando sobre a sua falsa ordenação diaconal, Molen disse: "No início estava nervosa por entrar no altar, mas quando o Metropolita Serafim me abençoou para entrar no altar como parte da minha preparação esta semana, esses sentimentos desapareceram e senti-me confortável. Estou pronto".

A ordenação inválida seguiu-se à decisão unânime do Sínodo de 2016 do cismático Patriarcado Ortodoxo Grego de Alexandria.

Tradução de IA